Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS.

Jéssica Menezes Carvalho, Caroline Batista Silva de Souza, Luciana Sedano

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mapear, dentre os artigos publicados em revistas de qualis A1 e A2 da área de Educação, dos últimos 05 anos, pesquisas que abordam leitura na Educação Infantil. Trazendo para discussão a importância do contato com o livro para a formação do leitor desde a Educação Infantil, conceituando e evidenciando o papel social da leitura, bem como, a importância do mediador nesse processo. Além de mapear os trabalhos acerca dessa temática, os dividimos em categorias, sendo elas: Políticas Públicas; Literatura Infantil; Trajetória Histórica, Formação de professores, Contato com o livro e Contribuição da família. No entanto, destacamos ainda que são poucas as produções recentes que abordam essa temática de Leitura e Educação Infantil, em relação aos trabalhos publicados nos periódicos durante esses anos (2014-2018), evidenciando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Texto Completo: PDF