Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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INTERVENÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL COM UMA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE LEITURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Emanuelli Zequinelli Rosa dos Santos, Cristiano Santos da Cruz, Maíra Gomes da Silva, Antonio Maurício Moreno

Resumo


Neste trabalho conduziu-se uma prática de orientação de estudo feita com um aluno do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Bem Querer, em Vitória da Conquista. A prática foi fundamentada nos princípios da Análise do Comportamento. O aluno tinha 10 anos e apresentava dificuldades na disciplina de Português, na identificação e leitura de certas sílabas e palavras. A partir do relato do aluno de possuir dificuldades de estudo dessa disciplina e da descrição de seu ambiente de estudo, a intervenção foi realizada. Foram conduzidas cinco sessões, com duração em torno de 50 a 60 minutos, onde se tentou reforçar comportamentos de estudo do aluno, principalmente na sua área de maior dificuldade, com jogos lúdicos e materiais confeccionados para tais objetivos, além de sugestões para facilitar o seu estudo em casa. Ao final das sessões pode-se constatar melhora da criança na leitura de certas palavras, na disposição de participar das sessões, assim como na interação com os discentes de psicologia, visto que inicialmente ele falava pouco e quase não mantinha contato visual. 

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