Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PRÁTICA NECESSÁRIA

Eliane Silva Alves, Enária Silva Cordeiro, Gabriel Magalhães Silva

Resumo


O presente artigo traz uma breve análise reflexiva a respeito da formação inicial e continuada de professores que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o estudo aborda uma reflexão sobre a formação dos professores para o desenvolvimento de sua prática profissional bem como, sobre a importância do aperfeiçoamento, que se consolida através das experiências, o contato direto com os alunos, e os conhecimentos trocados, partindo da ideia de que o ser humano está em constante aprendizado, construindo e reconstruindo sua identidade.  Este estudo tem caráter bibliográfico baseado nos seguintes autores como: Paulo Freire (2011) Moacir Gadotti (2000), José Carlos Libâneo (2013) e Maria Amélia Giovanetti (2007). Além disso, está dividido em tópicos para melhor auxiliar o entendimento do leitor. Portanto se faz necessário que haja condições favoráveis para que o professor atue de forma benéfica nesse campo que é tão singular e que demanda profissionalização própria para os docentes da EJA. Pois assim, os mesmos saberão intervir com práticas capazes de contribuir para a formação de um cidadão crítico e atuante no contexto em que está inserido diariamente.


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