Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM ESPECTRO DO AUTISMO

Tânia Bechara Asfóra Galvão

Resumo


Este artigo objetivou pesquisar as relações familiares das pessoas que tenham entre seus membros uma pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA.  A amostragem foi realizada com 40 famílias. Através desse estudo buscaremos identificar como estão as relações que permeiam essas famílias, sob três aspectos de dificuldades vivenciados pela pessoa com TEA, a saber:  Adaptação, Afetividade e Autonomia. A metodologia desse estudo foi de forma qualitativa, com aplicação de questionários e teste psicológico, tendo levantamento dos dados com reflexões dos mesmos, além de todo um apanhado teórico, para instigar a pesquisa. O embasamento científico foi através dos preceitos da Teoria Psicanalítica, onde buscamos explicar como a pessoa se constitui como sujeito e assim compreender as vivências das relações familiares e o “fracasso dessa constituição” no Transtorno do Espectro do Autismo. A relevância da pesquisa está em fazer intervenções futuras nessas famílias para que minimizem os aspectos que se encontram prejudicados e potencialize os aspectos positivos para assim possibilitar ao membro com TEA um desenvolvimento satisfatório.

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