Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL

Maria Gesikelle Firmino, Camila de Cássia Mendes da Silva, Evilly Vieira de Souza

Resumo


O presente artigos versa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), tendo como campo empírico de investigação um subprojeto desenvolvido pela faculdade de pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Castanhal- PA. Partindo da premissa de que os objetivos do programa visam o incentivo à atuação docente na educação básica, temos como escopo analisar os contributos do programa para o processo formativo dos licenciandos da faculdade de pedagogia participantes no PIBID e em que medida tal participação corroborou positivamente para a atuação destes enquanto docentes. Para a coleta de dados utilizamos questionário produzido com o auxílio da ferramenta google forms e aplicamos a 18 bolsistas do programa. Os resultados apontaram significativa contribuição do programa para a formação dos discentes e para futura prática docente.


Texto Completo: PDF