Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR E A REDUÇÃO DA DISTÃNCIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Maiane Fonseca Santos, Carmita Luzia Tomaz, Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre formação docente, ensino superior e a relação teoria e prática.  As instituições de Ensino Superior, desde sua origem, passam por transformações, mesmo que lentas, com o objetivo de se adequarem as mudanças. Porém, os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e busca de novas alternativas para velhos problemas. A profissão docente se configura como uma atividade cheia de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos e diversos saberes que são adquiridos sejam em ambientes formais ou no cotidiano, sendo assim o ser professor se constitui ao longo da caminhada, entre teoria e prática, entre ensinar e aprender, no processo de construção e reconstrução. Ao pensar em melhor qualidade do ensino, faz-se necessário refletir também na atuação do professor do ensino superior que através do seu entendimento sobre a educação básica poderá contribuir para uma formação não tão distante da realidade da escola, amenizando assim os impactos sofridos pelos professores em início de carreira. 

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