Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES

Ana Lúcia Santos Souza, Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves, Thiago Santos de Assis, Daniela Correia

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo compreender as representações de formadores de professores sobre o professor da educação básica e a sua formação. Analisou-se o olhar dos formadores de professores a respeito da concepção de professor da escola básica, da formação de professor e do papel do formador de professor. A abordagem da pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando a entrevista semidirigida como dispositivo de recolha de dados. O aporte teórico ancorou-se nas concepções sobre formação de professores de Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), e no conceito de competência de Sanz de Acedo Lizarraga (2010) dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que, no âmbito do processo de transição do conservadorismo para o protagonismo, os participantes dessa pesquisa evidenciaram a compreensão da importância do seu papel enquanto formadores de professores e, consequentemente, do papel dos professores da educação básica, todavia, há ainda um longo caminho a se percorrer para a efetivação de estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem na educação superior. 

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