FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RUMOS E DESAFIOS.
Emiliana Oliveira Rocha dos SANTOS, Berta Leni Costa Cardoso, Juscilene Silva Oliveira, Marlene Silva Borges, Soane Santos Silva Coautores
Resumo
Este trabalho desenvolve reflexões, análises, considerações e alguns dados acerca do estado da arte na formação de professores na perspectiva da educação inclusiva no contexto nacional, baseando-se em trabalhos publicados na CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e IBICT- Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, no período de 2011 a 2018, onde possibilitou uma visão geral do estado do conhecimento no que se refere a produção de teses, dissertações e artigos sobre formação de professores e inclusão. O estudo analisa seis produções, sendo eles: 4 dissertações e 2 artigos e reafirma a formação continuada como parte constitutiva do processo de desenvolvimento profissional docente, pois o trabalho do professor exige que ele esteja constantemente se atualizando em relação aos conhecimentos produzidos pela sociedade e a necessidade no sentido de uma formação voltada para o modelo pedagógico-didático. Por fim, o texto sugere que ampliem-se o número de pesquisas, principalmente em nível de doutorado, e que essas pesquisas possam influenciar significativamente nas orientações das práticas educativas da educação inclusiva, aumentando a possibilidade de garantia do direito à formação continuada dos profissionais da educação.
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