Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: REPENSANDO A SEMANA PEDAGÓGICA NA ESCOLA

Dislene Cardoso de Brito

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da Semana Pedagógica da escola na formação docente, a partir do olhar dos educadores e de pensadores que estudam o tema. A pesquisa contou com a participação de professores de alguns municípios do Baixo-Sul Baiano, que receberam um link para responder algumas perguntas sobre a Semana Pedagógica do município onde atuam. O questionário foi criado na plataforma  https://help.surveymonkey.com, uma ferramenta de pesquisa online, e faz parte dos estudos desenvolvidos na Especialização em Leitura e Produção Textual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Valença). O estudo também contou com uma pesquisa teórica sobre prática pedagógica, a partir de livros e artigos, além de fichamento de entrevistas com educadores que discutem o tema em diversos sites. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a necessidade de uma adequada formação continuada nas escolas, a fim de desenvolver os saberes docentes e alicerçar a educação com práticas pedagógicas de qualidade.


Texto Completo: PDF