Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EUCLIDES DA CUNHA E SUAS HISTÓRIAS: DO ORAL AO LIVRO, CONTADORES E LEITORES DE UMA ÉPOCA

Luciana Alves Dourado De Alcantara

Resumo


Este artigo é o resultado do entrelaçamento de recortes de um sub-capítulo da dissertação intitulada Histórias de professoras no sertão de Euclides da Cunha: leitores e formadores - ontem e hoje, defendida no ano de 2013 na UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus I, no Mestrado em Educação e Contemporaneidade, e ainda não publicada, com muitas das discussões teóricas empreendidas na disciplina Historia da leitura e da escrita no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Lingua e Cultura (UFBA), durante o semestre letivo 2017.1. O subcapitulo referido acima foi batizado por “Contexto histórico-cultural: Euclides da Cunha e as agencias de letramento no século XX” e teve como escopo adentrar nos aspectos históricos e culturais vivenciados nessa cidade, num espaço temporal compreendido entre os anos de 1900 a 1950. Entretanto, para a efetivação deste artigo, fizemos recortes e adaptações, de forma que seu conteúdo contemplasse a proposta estabelecida pelo ministrante da disciplina, professor Dr. José Amarante. Deste modo, este trabalho adentra nos usos sociais da escrita, quando traz testemunhos de moradores da cidade supracitada, no que se refere às suas práticas culturais de leitura, e, muito antes disso, das vivências orais. Pelos relatos, vemos eclodir aspectos relevantes da história do território euclidense, bem como as agências e os agentes de letramento vigentes, desde os anos precedentes e referentes ao início do século XX até os primeiros anos da segunda metade deste mesmo século. Além do levantamento bibliográfico, as entrevistas semiestruturadas constituíram-se como recurso de investigação preterida. Buscamos apoio nas contribuições teóricas do campo da História da Cultura escrita, Práticas Culturais de Leitura e da Abordagem (Auto)biográfica. 

Texto Completo: PDF