Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ETNOMATEMÁTICA: ÁLGEBRA NO CULTIVO DA CEBOLA

Jailton dos Reis Santos, Maria Elizabete Souza Couto

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada, Etnomatemática: possibilidades para aprendizagem matemática no cultivo da cebola, desenvolvida na cidade de Curaçá-Ba, região do semiárido baiano, com alunos de uma turma multisseriada do 4º e 5º anos inicias. O objetivo foi descrever e interpretar as atividades desenvolvidas com os alunos no plantio da cebola, mobilizando os saberes aprendidos com seus pais e trazer as relações de como conteúdos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL 2017) podem ser trabalhados, a partir do contexto cultural dos alunos daquela região; exemplificando como o ensino de álgebra pode ser desenvolvido, observando os cálculos dos alunos em conversas, entre eles, sobre os gastos com a irrigação da cebola e quando fazem as contas para saber quantos sacos de cebola vão colher em uma plantação.  Por fim, a Matemática cultural contribui para o ensino e a aprendizagem da Álgebra, de diversas formas na localidade pesquisada, caso essa venha a ser trabalhada concomitantemente com a Matemática escolar.


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