Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: DIREITOS E DEVERES NA CONCEPÇÃO DAS CRIANÇAS

Walcilêz Magalhães Lelis

Resumo


Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no Componente Curricular Estágio e Pesquisa, do Curso de Pedagogia, realizado, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Palmas de Monte Alto, Bahia. A partir deste espaço de educação não formal, torna-se conhecida a estrutura física, os recursos humanos, e, principalmente, os sujeitos contemplados pelo serviço e as condicionalidades para ingressarem nesse ambiente. Sabe-se que são contempladas quatro faixas etárias de público diferentes, no entanto, o objetivo deste trabalho é detectar, a partir da concepção das crianças, se estas têm conhecimentos acerca de seus direitos e deveres e se sabem relacioná-los em seu contexto familiar e social. Para isso, foi imprescindível a mediação pedagógica do pedagogo, o que revela a grande importância deste profissional nos espaços de educação não formal. Observou-se que as crianças são capazes de pensar e construir suas próprias opiniões através da convivência e interação social com as pessoas, haja vista que a criança é elemento ativo na construção do próprio conhecimento, por meio do contato com o conteúdo e da interação realizada em grupo. Dessa forma, o mediador pedagógico torna-se o responsável pela orientação da construção de novos significados e sentidos em determinada direção. Enfim, são essenciais o uso das metodologias e linguagens necessárias e específicas às habilidades de cada criança, respeitando a realidade social em que elas estão inseridas.

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