Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

Franciele Gomes Silva, Maiane Oliveira Prado

Resumo


o presente artigo tem por finalidade discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas no período de regência no estágio nos anos iniciais do ensino fundamental, numa escola da rede pública do Município de Vitória da Conquista- BA, entre os meses de outubro e dezembro do ano de 2018. A proposta metodológica foi embasada na proposta de educação popular, defendida por Paulo Freire (1996) e que dialoga com a perspectiva da “Pedagogia das Diferenças” defendidas pelas autoras Nilma Lino Gomes (1996) e Marli André (1999). Os principais desafios enfrentados na prática pedagógica estão ligados ao sucateamento que a escola pública vem sofrendo em relação a orçamento e valorização docente, tanto quanto as desorganizações e superlotação que estruturam a rede de ensino do município. Diante disto, a experiência proporcionou o contato mais direto com a realidade dos educandos e educadores, o que possibilitou a relação teoria e prática para construção de uma educação dentro do próprio contexto de vivência e para pensar este espaço, de dentro para fora/de fora para dentro, como um todo. 

Texto Completo: PDF