Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTADO DA ARTE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COORDENADORES

Giomaria Pereira DAMACENA, Nilma Margarida de Castro CRUSOÉ

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento dos trabalhos produzidos sobre a coordenação pedagógica e a análise temática dos mesmos. Fizemos um levantamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçãos (BDTD) do instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Associação Nacional de Pós-Graduação, Pesquisa em Educação (ANPED) , Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN) , fazendo um recorte temporal de 2006, ano em que foi instituída as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia , até os dias atuais. Concluímos que os estudos sobre essa temática ainda é pouco e com  enfoques variados , porém faltam investigações sobre a prática pedagógica de coordenadores bem como sobre formações específicas para esse profissional. Percebemos que a grande maioria pode dialogar com nosso objeto de estudo, uma vez que trata das funções do coordenador, sua importância para o bom desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a sua contribuição para a formação continuada dos professores dentro das unidades de ensino o que pode nos levar a pensar na formação desse coordenador para o desenvolvimento da sua prática pedagógica.Nessa perspectiva, nosso estudo busca contribuir para o debate sobre a formação do coordenador e sua prática pedagógica.

 

 


Texto Completo: PDF