Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NA EJA: ROMPENDO COM A VISÃO ENDÓGENA

Marileide Moutinho Pamponet Lima, Flávia dos Santos de Oliveira

Resumo


O presente artigo traz uma análise que tem o intuito de romper com a visão endógena em relação às práticas educacionais presentes no ensino de História Indígena na Educação de Jovens e Adultos-EJA, explicitando a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, evidenciadas através do modo de vida social e político, nas formas de subsistência, na relação com o meio e demais grupos étnicos, embasados no objetivo único que é a aceitação da diversidade cultural. A pesquisa se deu a partir das experiências vivenciadas na intervenção realizada em uma turma multisseriada de EJA na Escola do Campo Texana, localizada no município de Itapetinga-Bahia. O objetivo foi refletir e desmistificar alguns estereótipos a respeito do ensino de História Indígena brasileira, discutindo sobre os avanços na Educação indígena e apresentando autores indígenas que compõe obras literárias no Brasil, como Daniel Munduruku (2012) e Gersem Baniwa (2006). A partir dos debates e atividades realizadas com a turma em questão foi possível desmistificar alguns preconceitos entre os alunos problematizando os estereótipos sobre os povos indígenas tanto no imaginário quanto no social, partilhado dentro e fora da escola.


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