Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DA ARTE E AFETIVIDADE - FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Célia Jesus dos Santos Silva, Genilda Alves Nascimento Melo, Andreia Quinto dos Santos

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência vivida pelas autoras, desenvolvido no 3º trimestre do ano de 2017. As atividades envolveram estudantes do Ensino Médio que foram atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM. A pesquisa traz reflexões sobre o ensino da arte como ferramenta na SRM e também na sala de aula, objetivando o desenvolvimento de indivíduos com deficiências no ensino. Considerando a valorização da arte dentro da escola, não apenas como uma disciplina curricular importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas principalmente, como instrumento de valor intrínseco a ser utilizado com alunos com deficiências, visto que a aprendizagem e a expressão artística são construídas por processos complexos que desenvolve a capacidade cognitiva do indivíduo.


Texto Completo: PDF