Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EJA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Gabriela Jesus de Amorim, Cristiane Andrade Fernandes

Resumo


O presente trabalho é um relato da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, apresentada em 2017 ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Tem como objetivo analisar as pressupostos teóricos-metodológicos inseridos nas concepções de práticas pedagógicas dos artigos publicados nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no GTs 10 e 18 entre os anos 2012 a 2015. Com isso, nossa pesquisa se fundamenta nas pesquisas de Beisiegel (1992), Brasil (1988, 1990, 1996, 2000, 2008a, 2008b), Declaração de Hamburgo (1997), Freire (1987a, 2015) Gadotti (2013), IBGE (2015), Moura (1999), Sampaio (2009), Soares (2004a), Strelhow (2010), Verdum (2013) e Zabala (1998).  Desse modo as considerações apresentadas nas pesquisas propiciaram uma reflexão maior acerca da ação reflexão docente, no que tange as práticas alfabetizadoras na EJA.

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