Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO INFANTIL E AFETIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DAS CRIANÇAS

Maria Aparecida Rodrigues Rocha, Rainê Ferreira Santana Moura

Resumo


O presente trabalho discuti sobre a relação afetiva entre professor(a)/aluno(a) sendo que esta é de grande relevância para o desenvolvimento da aprendizagem de qualidade do(a)s educando(a)s, e a adaptação dele(a)s ao ambiente da creche e da escola, assim também como o papel do(a) educador(a) de educação infantil para o aprendizado significativo do(a)s mesmo(a)s. O texto tem como objetivo demostrar o valor da afetividade entre professor(a) e aluno(a) para o processo de construção de conhecimentos significativos nos aspectos sociais, cognitivos e emocionais. Nota-se que o afeto é uma ponte que liga o profissional docente (a)o aluno(a) por meio de laços de amizade. Este relacionamento afetivo desenvolve a autoestima, o amor, sentimentos e valores que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Essas relações entre professor(a) e aluno(a) faz com que aconteça uma aprendizagem saudável e prazerosa. A afetividade é a mistura do todo, de todos esses sentimentos, uma boa relação entre professor(a)/aluno(a) contribui para que a criança aprenda a cuidar de suas emoções, sendo assim, logo vai contribuir para que a mesma tenha uma vida emocional equilibrada.


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