EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO
Odete Oliveira de Sá Menezes, Arlete Ramos dos Santos, Marizéte Silva Souza
Resumo
O presente trabalho resulta de uma pesquisa de conclusão de curso de especialização em Educação do Campo realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC-BA, e teve como objetivo analisar como a Educação do Campo vem sendo abordada no contexto das políticas públicas educacionais, tomando como ponto de partida a Constituição Federal de 1988 e contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, realizamos um estudo documental sobre o referido tema das leis educacionais em geral. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico com autores que pesquisam essa temática para compreender mais aprofundadamente o percurso histórico da Educação do Campo, bem como para perceber como essa educação se apresenta no cenário atual. A pesquisa permitiu compreender que a Educação do Campo foi negligenciada na maioria das políticas públicas educacionais nacionais, sendo, sua introdução na agenda política, resultado de muita luta e reivindicações dos movimentos sociais camponeses. Exige-se, pois, que essa temática seja posta em debate de modo emergente e necessário.
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