Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO

Odete Oliveira de Sá Menezes, Arlete Ramos dos Santos, Marizéte Silva Souza

Resumo


O presente trabalho resulta de uma pesquisa de conclusão de curso de especialização em Educação do Campo realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC-BA, e teve como objetivo analisar como a Educação do Campo vem sendo abordada no contexto das políticas públicas educacionais, tomando como ponto de partida a Constituição Federal de 1988 e contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, realizamos um estudo documental sobre o referido tema das leis educacionais em geral. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico com autores que pesquisam essa temática para compreender mais aprofundadamente o percurso histórico da Educação do Campo, bem como para perceber como essa educação se apresenta no cenário atual. A pesquisa permitiu compreender que a Educação do Campo foi negligenciada na maioria das políticas públicas educacionais nacionais, sendo, sua introdução na agenda política, resultado de muita luta e reivindicações dos movimentos sociais camponeses. Exige-se, pois, que essa temática seja posta em debate de modo emergente e necessário. 

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