EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES
Mauro dos Santos Carvalho, Arlete Ramos dos Santos, Francisco dos Santos Carvalho, Lúcio dos Santos Carvalho
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre a educação do campo e sua relação com as políticas públicas, abordando seus aspectos e contradições. Resulta da articulação de uma pesquisa de mestrado já concluída na qual foram abordados temas como educação do campo, movimentos sociais, políticas públicas e atores governamentais, dentre outros. Entender a educação do campo no contexto das políticas públicas consiste em identificar de que forma os atores governamentais vislumbram a implementação destas políticas em consonância com a necessidade cultural, social, política e econômicas dos sujeitos do campo a serem beneficiados. A educação do campo tem logrado espaço na agenda política pública das três esferas de poder através das demandas apresentadas pelos movimentos sociais e sindicais do campo em prol de uma educação de cunho social e emancipatória. Desse modo, os movimentos sociais, representados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais – MST apresentaram demandas como sujeitos sociais representantes das coletividades para os agentes governamentais do Estado no sentido de que houvesse a implantação e implementação de políticas públicas educacionais que pudesse suprir as demandas reprimidas no tocante ao oferecimento de uma educação pública específica para o atendimento das reais necessidades dos sujeitos do campo.
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