EDUCAÇÃO DO CAMPO: COMO O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO AFETA NAS COMUNIDADES?
Laira de Jesus Anjos, Gisele Ferreira de Amorim, Rodrigo Guedes de Araújo
Resumo
O presente artigo busca apresentar um estudo bibliográfico voltado para o processo de nucleação das escolas multisseriadas e qual a importância da mesma para as comunidades que são afetadas pela perca dessas escolas. Deste modo, iremos trazer uma breve contextualização de como surgiu à educação voltada para o campo, como os movimentos sociais defendem os direitos do mesmo, os impactos causados pela nucleação, relataremos também questões voltadas para as dificuldades que os discentes enfrentam com as precariedades das estradas e como os docentes enfrentam essa nova realidade, pois a partir do momento que surgem as transferências dos alunos os professores que lecionam nas classes multisseriadas também são transferidos para escolas em outras localidades. A partir da Constituição Federal de 1988 a educação passa a ser direito fundamental garantido a todo e qualquer indivíduo, independente da localidade onde mora. Segundo Nascimento (2013), o processo de nucleação afeta uma comunidade em geral, gerando instabilidades até mesmo na identidade cultural da mesma, pois a escolas é o berço das representações culturais de uma comunidade. Diante dos acontecimentos que ao longo do tempo vieram acontecendo com as escolas do campo, surge a grande necessidade de abordarmos sobre a temática.
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