EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUAL CURRÍCULO PARA QUAL CIDADANIA?
Maria do Carmo Oliveira de Cerqueira Gunes, Atenuza Pires Cassol, Irandir Souza da Silva
Resumo
O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivou-se refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim problematiza-se: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizou-se a abordagem qualitativa para materializar a investigação e como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscou-se levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo.
Texto Completo: PDF