Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: CERTIFICAÇÃO DE ESCOLARIDADE E QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Joslan Pereira Souza

Resumo


O presente artigo propõe apresentar os propósitos dos alunos ao ingressarem nas turmas de EJA, de um lado estão aqueles interessados em ocupar um melhor cargo nas futuras empresas que irão trabalhar, logo, o que eles buscam são melhores qualificações profissionais para o mercado de trabalho, por outro lado, existem aqueles que retornam aos assentos das escolas de EJA simplesmente por que querem receber uma cerificação de escolaridade, pois é um requisito necessário para ser bem visto pela sociedade contemporânea, não importa o motivo, o fato é que a EJA ainda enfrenta muitos problemas, como a falta de preparo de professores para lidar com tais alunos, infraestrutura inadequada para receber os estudantes além da escassez de materiais didáticos, todos esses fatores aliada ao dia a dia dos alunos que precisam trabalhar de a sol a sol para por comida na mesa de suas casas, dificulta a permanência do aluno em sala de aula, logo, turmas que iniciam o ano letivo com a sala cheia, na maioria das vezes finaliza que menos de 20% do total inicial.   Em meio às dificuldades que a educação de jovens e adultos enfrenta nas escolas do país, foi criado o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, instrumento de avaliação que em tese funciona como uma forma do aluno de EJA obter sua cerificação de escolaridade, tanto no fundamental, quanto no ensino médio, mas o descaso com a EJA não permite que tal exame funcione de maneira correta.

Texto Completo: PDF