EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: O USO DE AUDIOVISUAIS NO ENSINO DAS AFRICANIDADES
Maria D’Ajuda Viana LIMA, Arlete Ramos dos SANTOS, Niltânia Brito OLIVEIRA
Resumo
A presente comunicação baseada no art. 205 e no cap. II art. 9 do Estatuto da Igualdade Racial (2010) aborda diferentes linguagens visuais e culturais com o propósito de incentivar educadores (as) a trabalharem africanidades na sala de aula, construir o fortalecimento da identidade negra e promover uma educação antirracista. Para isso utilizamos das leituras de imagens a fim de desenvolver uma leitura crítica da imagem do negro brasileiro no livro didático. Desse modo, combate-se a discriminação racial presente nos livros didáticos, pois a criança negra, não se encontra nas histórias, nos textos nem nas imagens trabalhadas pelos livros. Através das leituras de imagens as escolas públicas e privadas podem desenvolver uma leitura crítica da imagem do negro brasileiro no livro didático de português, história e outras disciplinas. São nessas experiências cotidianas, do social e cultural que moram as riquezas existentes dos centros urbanos, periféricos e camponeses, e que motivam os estudantes a construir um olhar consciente sobre as sua origem e ancestralidade. Cabe ressaltar ainda que um material como este deve ser bem planejado, com participação de todos os envolvidos, para evitar impactos irreversíveis, principalmente no que diz respeito à cultura e as tradições locais.
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