Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

“DOSES DE CIDADANIA: A QUANTIDADE DEPENDE DA POSIÇÃO SOCIAL QUE REPRESENTA?”

Silvio Cesar Oliveira Benevides, Nilvania de Jesus Santos

Resumo


Estudos apontam que a cidadania no Brasil é hierarquizada e com reflexos de um passado no qual era clara a distinção entre quem detinha direitos e garantias e aqueles a quem restava obedecer sem questionar. Esses mesmos estudos demonstram, também, que para reverter esta situação um dos caminhos é o envolvimento coletivo, que demanda, portanto, participação em redes de cooperação e solidariedade. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho propõe fazer uma análise crítica sobre o termo cidadania desde o contexto colonial até a atualidade. Do mesmo modo, o esforço investigativo aqui proposto visa apresentar alguns avanços e recuos da cidadania no Brasil, assim como, exibir algumas possíveis ações para uma cidadania participativa e refletir como a desigualdade social impede a efetividade de uma cidadania plena. Para isso, utilizou-se como caminhos metodológicos a revisão bibliográfica através de autores que trabalham com essa categoria, principalmente à luz do sociólogo brasileiro José Murilo de Carvalho, buscando responder ao problema da pesquisa: Como a cidadania vem sendo construída no Brasil?

Texto Completo: PDF