DIVERSIDADE E CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES
Resumo
Este artigo tem o propósito de apresentar as experiências IC desenvolvidas no período de 01 de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com viés etnográfico que buscou analisar os significados e sentidos atribuídos pelos alunos às questões dos afrodescendentes, indígenas e quilombolas. Assim sendo, foi realizado seções de grupo focal com alunos do ensino fundamental I, em uma escola localizada em Mutãs, distrito de Guanambi/BA. Foram utilizados ainda como instrumentos de pesquisa a observação participante e conversas informais no momento das vivências dos alunos, e para análise dos dados recorreu-se da análise de conteúdo na modalidade temática. Portanto, de acordo com os dados recolhidos, as discussões e análises, é perceptível que apesar das diferenças culturais e pluralidades fazerem parte do cotidiano, a escola se encontra desafiada para trabalhar com a diversidade e suas representações de maneira contextualizadas e críticas em seus currículos e práticas pedagógicas. Esse fato reflete na visão folclórica dos alunos acerca das populações afrodescendentes, indígenas e quilombolas, pois consideram as culturas, distante de suas vivências. Isso aponta para a necessidade de uma formação docente intercultural crítica para lidar com o preconceito e práticas discriminatórias, o que poderia contribuir de maneira positiva na construção das identidades dos estudantes quilombolas.
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