Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DIALOGANDO CONCEPÇÕES: O QUE É SER UM “BOM PROFESSOR DE EJA”?

Deborah da Silva Santos, Maria Lúcia Oliveira Mendes de Souza, Daniela Rocha dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de alunos e professores sobre o que é ser um “bom professor”, cujas interpretações estão baseadas na obra Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), referente às exigências para uma prática docente libertadora e autônoma. Este trabalho foi desenvolvido em um Colégio Municipal de Jequié - Ba, utilizando-se de observações e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos. Este estudo indica a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, evidenciando a compreensão de que “formar” é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de “destrezas”. Na concepção freiriana, autonomia é a competência e a independência de construir e reconstruir o que lhe é ensinado, nessa perspectiva a criticidade estimula a curiosidade epistemológica, capaz de permitir a abertura de novas esferas de compreensão. 

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