Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, CARREIRA DOCENTE E ASPECTOS EMOCIONAIS/PSICOLÓGICOS ENVOLVIDOS (OU INTRÍSECOS)

Juliana da Silva Moura, Di Paula Prado Calazans, Abília Ana de Castro Neta, Claudio Pinto Nunes

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar um elenco de discussões a respeito do desenvolvimento profissional, carreira docente, suas fases no contexto da Educação no Brasil, e os aspectos emocionais/psicológicos intrínsecos. Trata-se de um levantamento bibliográfico, uma pesquisa de cunho qualitativa, onde distintos autores dialogam sobre a temática, e concordam com a concepção de que o desenvolvimento profissional é um processo contínuo, que envolve experiências pessoais, escolares, sociais; crenças, valores, cultura; formação inicial e continuada; desejos, projetos e aspirações profissionais. A carreira docente está entrelaçada ao desenvolvimento profissional, e pode ser dividida em fases, que são vivenciadas pelos professores ao decorrer da docência. Ambos são influenciados pelo contexto, sistema educacional, políticas públicas, assim como, por questões subjetivas, experiências pessoais, história de vida  e acontecimentos. Com este estudo foi possível inferir que há uma relação direta entre desenvolvimento profissional, carreira docente, aspectos emocionais/psicológicos do sujeito/professor e políticas públicas. Que faz-se urgente efetivação dos direitos trabalhistas conquistados por esses trabalhadores da Educação, para que dessa forma, tenham melhores condições de trabalho e saúde, e sintam-se satisfeitos durante seu percurso profissional.


Texto Completo: PDF