Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES(AS) DA MODALIDADE EJA EM FLORIANO-PI: O PROCESSO METODOLOGICO

Jeferson Gomes de Sousa, Patrícia Novais dos Santos, Andréia Martins, Carla Andréa Silva

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar o processo de construção de um curso de formação para professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Floriano-PI. O referido curso compôs as ações do projeto de extensão intitulado “Curso de formação de professores(as) e práticas pedagógicas na perspectiva Freiriana para adolescentes, jovens, adultos e idosos do município de Floriano/Piauí”. A questão que norteia este relato de experiência é a busca de descrever e problematizar o processo de construção e formação dos professores na modalidade de EJA e as inquietações metodológicas que tivemos ao longo do processo de elaboração e execução do projeto. A metodologia utilizada na pesquisa foi a perspectiva de alfabetização do educador Paulo Freire, o denominado “Método Paulo Freire”. Utilizando como fundamentação teórica autores como FREIRE (1980) e Brandão (19985). O projeto de extensão teve duração de 12, e o curso de formação ocorreu entre os meses de setembro a novembro de 2018, contribuindo  com a produção de conhecimento com as pesquisas realizadas e ainda com o curso de formação que possibilitou aos participantes desenvolver técnicas de ensino que respeitem os conhecimentos das especificidades da EJA, capacitando-os para se ter uma educação significativa, pública, ao todo foram capacitados 25 participantes entre professores(as) e equipe da coordenação da EJA no município de Floriano-PI.

Palavras chave: Formação. Professore(as). EJA.


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