Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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DANÇA E FORMAÇÃO DOS SENTIDOS ESTÉTICOS: O ENSINO DA DANÇA PARA ALÉM DO COTIDIANO

Isis Conrado Haun, Cláudio Eduardo Félix dos Santos

Resumo


Reconhecendo a dança como uma manifestação de profundo conteúdo artístico que precisa ser apropriado pelos indivíduos e como uma manifestação cultural que traz em si a memória social dos mais diversos povos e civilizações que existiram ao longo de toda a existência da humanidade é que apontamos a relevância de problematizar a dança e suas possibilidades para a formação dos sentidos estéticos que irá contribuir significativamente para formação humana. Enquanto conhecimento produzido e acumulado historicamente pela humanidade se legitima como um conteúdo fundamental para formação humana na educação escolar. Assim, o objetivo da pesquisa é discutir a formação dos sentidos estéticos a partir da dança que oportuniza possibilidades para o desenvolvimento de práticas educativas que lutam contra a alienação e o esvaziamento da formação humana na educação escolar contemporânea. Dessa forma, apontamos a Pedagogia Histórico-crítica como teoria pedagógica que possibilita práticas contra‐hegemônicas que visam à emancipação humana.

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