Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CRUZANDO AS FRONTEIRAS ENTRE O ORDENAMENTO JURÍDICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO

Luciana Freitas de Oliveira Almeida, Elizabete Pereira Barbosa

Resumo


Este texto tem como objetivo problematizar, do ponto de vista pedagógico, as políticas e as determinações do ordenamento jurídico e sua efetivação na organização do trabalho pedagógico para a Educação Infantil do Campo. Dentro desta perspectiva o artigo apresenta uma análise sobre como o ordenamento jurídico garante o direito das crianças do campo e se tais direitos têm sido incorporados ao trabalho pedagógico tendo em vista, os jogos e brincadeiras. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Buscou-se fazer um levantamento, dos últimos cinco anos (2010 a 2015) no banco de dados da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação), dialogando também com autores que debatem sobre educação do campo, educação infantil, jogos e brincadeiras. Constatou-se a ausência de um professor de Educação Física na escola e os jogos e brincadeiras são utilizados como estratégia metodológica ou apenas no recreio. Não há carga horária reservada para jogos e brincadeiras como conteúdo escolar.


Texto Completo: PDF