CRUZANDO AS FRONTEIRAS ENTRE O ORDENAMENTO JURÍDICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
Resumo
Este texto tem como objetivo problematizar, do ponto de vista pedagógico, as políticas e as determinações do ordenamento jurídico e sua efetivação na organização do trabalho pedagógico para a Educação Infantil do Campo. Dentro desta perspectiva o artigo apresenta uma análise sobre como o ordenamento jurídico garante o direito das crianças do campo e se tais direitos têm sido incorporados ao trabalho pedagógico tendo em vista, os jogos e brincadeiras. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Buscou-se fazer um levantamento, dos últimos cinco anos (2010 a 2015) no banco de dados da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação), dialogando também com autores que debatem sobre educação do campo, educação infantil, jogos e brincadeiras. Constatou-se a ausência de um professor de Educação Física na escola e os jogos e brincadeiras são utilizados como estratégia metodológica ou apenas no recreio. Não há carga horária reservada para jogos e brincadeiras como conteúdo escolar.
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