COTAS RACIAS: DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFBA - CAMPUS EUNÁPOLIS
Cristiane Queiroz de Almeida, Fábia Barbosa Ribeiro
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir os desafios epistemológicos para a permanência e êxito dos cotistas raciais no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, a partir da análise de dados dos estudantes desistentes dos cursos profissionais integrados ao nível médio no ano letivo de 2017. Para a coleta de informações, utilizou-se a aplicação de formulário institucional de pesquisa semiestruturado, buscando-se uma perspectiva analítica decolonial, na tentativa discutir os motivos apontados quanto a decisão pela evasão do Instituto. Os dados preliminares demonstraram que 64% dos estudantes apontaram dificuldade nas disciplinas como principal motivo para a desistência do curso, 72% dos estudantes são negros/negras, pardos/pardas e indígenas, integrantes da política de cotas raciais. Tais indicadores são elementos chave para reflexão sobre a estrutura do pensamento em que o ensino se fundamenta, ou seja, um conhecimento eurocentrado e hegemônico, que anula outras formas de pensar e atuar a partir de uma educação plural e identitária. Propõe-se, ao final, uma forma de educar menos excludente, que considere outras possibilidades de saberes e culturas como contributos que contemplem a diversidade que compõem as salas de aula.
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