Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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COMPREENDER PARA (RE)TEXTUALIZAR: O PERCURSO DE ESCRITA DE UM RESUMO SOB UM PRISMA PROCESSUAL

Marina Martins Pinchemel Amorim, Márcia Helena de Melo Pereira, Filipe Santos Guerra

Resumo


Este trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como escopo desnudar atividades de retextualização por meio de uma ótica processual. Tencionamos corroborar com a discussão a respeito das operações cognitivas/textuais/linguísticas/discursivas que ocorrem no decurso de um processo de retextualização, perscrutando, a partir de dados processuais, a gênese de um resumo, mais especificamente como a atividade de compreensão textual se efetiva no decurso do engendramento de um resumo escrito por uma dupla de discentes de um curso de graduação em Letras, tendo por base um ensaio escrito por Roberto Pompeu de Toledo. Nosso corpus é formado por dados processuais do resumo, a saber: gravação em áudio e transcrição do diálogo mantido entre os estudantes no processo de feitura do texto; uma ulterior entrevista concedida a nós pelos indivíduos acerca de operações efetuadas por eles ao longo da escrita, gravada em áudio e transcrita; o rascunho do resumo e a versão final do supracitado texto. Como aporte teórico basilar deste trabalho, empunhamos os postulados de Flower e Hayes (1981); Bakhtin (1997 [1979]); Marcuschi (2004 [2001]); Matêncio (2002; 2004) e Koch (2010). Averiguamos que só é possível retextualizar um texto caso haja total ou parcial compreensão dele. Além disso, notamos que ocorrências por nós salientadas ao longo do diálogo mantido pela dupla de discentes, como tentativas de compreensão do texto-base, estão distribuídas por todos os processos de escrita do novo texto, desde o planejamento até a reescrita, o que ratifica a não-linearidade do processo de construção textual.


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