Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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COMPREENDENDO OS SIGNIFICADOS DA PALAVRA TRABALHO EM UM LIVRO DIDÁTICO

Érica Costa Rêgo, Sabrina Santos Barros, Lívia de Sousa Signiliani, Adilson Ventura

Resumo


Este artigo analisa os significados da palavra trabalho em um dos principais livros didáticos (LD) utilizados para ensino no Brasil, que é a coleção Português Linguagens de Ensino Fundamental, cujos autores são Cereja e Magalhães (2009). A partir de um recorte específico de textos presentes no livro, buscamos compreender como se dá a constituição de sentidos da palavra trabalho, utilizando os mecanismos de produção de sentido na enunciação que são a Reescritura e a Articulação, e construindo um DSD (Domínio Semântico de Determinação). Esses mecanismos fazem parte da teoria da Semântica do Acontecimento, elaborada por Eduardo Guimarães (2002, 2004), a qual utilizamos como aporte teórico para a realização do trabalho. Dessa forma, com base no estudo semântico da palavra, considerando a temporalidade, entendemos quais memoráveis de significação são recortados e como os sentidos passam a circular em determinados espaços de enunciação, estabelecendo os sentidos de trabalho como negativo e positivo.


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