CINEMA E DUCAÇAO:UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA ATRAVÉS DO CINEMA NA COMUNIDADE
Valmira Oliveira da Paixão, Gilvan dos Santos Sousa, Arlete Ramos dos Santos
Resumo
O presente artigo constitui-se de um relato de experiência a respeito de uma atividade realizada na comunidade do assentamento Terra Vista, a fim de promover uma integração e socialização entre o público infanto-juvenil através do cinema e proporcionar lazer, desenvolvimento social, cultura e senso crítico. Subsidiados por autores como Rocha (1988), Mészáros (2008), Munanga (2010), dentre outros, buscam mostrar também a importância do cinema como estímulo ao olhar ativo, contribuindo para a formação de um espectador mais crítico e reflexivo, ampliando sua visão de mundo e uma compreensão mais ampla do universo em que cada um está inserido. Defendemos o trabalho com filmes que abordem e enalteçam o cotidiano dos sujeitos envolvidos. Pois no processo de ensino-aprendizagem pode transformar a escola um significativo espaço de discussão corroborando assim a função social da escola.
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