Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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CINEMA E DUCAÇAO:UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA ATRAVÉS DO CINEMA NA COMUNIDADE

Valmira Oliveira da Paixão, Gilvan dos Santos Sousa, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


O presente artigo constitui-se de um relato de experiência a respeito de uma atividade realizada na comunidade do assentamento Terra Vista, a fim de promover uma integração e socialização entre o público infanto-juvenil através do cinema e proporcionar lazer, desenvolvimento social, cultura e senso crítico. Subsidiados por autores como Rocha (1988), Mészáros (2008), Munanga (2010), dentre outros, buscam mostrar também a importância do cinema como estímulo ao olhar ativo, contribuindo para a formação de um espectador mais crítico e reflexivo, ampliando sua visão de mundo e uma compreensão mais ampla do universo em que cada um está inserido. Defendemos o trabalho com filmes que abordem e enalteçam o cotidiano dos sujeitos envolvidos. Pois no processo de ensino-aprendizagem pode transformar a escola um significativo espaço de discussão corroborando assim   a função social da escola.

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