Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

BRINCANDO E APRENDENDO COM PRAZER E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jayne Araújo Costa, Stephanie Ellen Almeida Moraes Batista, Sandra Alves de Oliveira, Jany Rodrigues Prado

Resumo


Este relato de experiência apresenta reflexões sobre a importância da vivência lúdica na educação infantil, na perspectiva do brincar e aprender com prazer e criatividade, a partir dos conhecimentos teóricos e práticos experienciados no componente curricular “Pesquisa e Estágio - PE II: Estágio em Educação Infantil”, do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi – Campus XII/UNEB, durante o primeiro semestre de 2018, na turma do 5° período, no turno vespertino, na Escola Municipal Educação Infantil Edsa Fernandes Santana Laranjeira, localizada no município de Guanambi-BA. No estágio supervisionado na educação infantil realizamos a observação diagnóstica e coparticipativa, no período de 03 a 18 abril de 2018 e a intervenção pedagógica, no intervalo de 07 a 18 de maio de 2018. Os momentos de estágio no curso de Pedagogia são essenciais, os estudantes têm contato direto com o objeto pesquisado, possibilitam experiências enriquecedoras no processo de formação. No desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado “Vivência lúdica na educação infantil: brincando e aprendendo com prazer e criatividade” utilizamos atividades lúdicas (brincadeiras, jogos, dinâmicas, conto e dramatização de histórias, músicas) que proporcionaram às crianças a vivência de atividades desafiadoras, prazerosas e dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A vivência da formação lúdica nos encontros formativos na Universidade proporcionou aos estudantes do 6° semestre maior utilização de atividades lúdicas na prática pedagógica.



Texto Completo: PDF