Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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BREVE ANÁLISE DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE MONITORAMENTO E GESTÃO DA AVALIAÇÃO EXTERNA NOS SISTEMAS DE ENSINO

Marcos Oliveira Santos, Leila Pio Mororó

Resumo


O texto apresenta os resultados da revisão bibliográfica vinculada a uma pesquisa de mestrado em curso sobre o monitoramento e a gestão das avaliações externas e do IDEB no âmbito da educação municipal.  Analisa quantitativamente as pesquisas que focam em como as políticas públicas em educação operam na lógica gerencial, ou seja, como as mesmas são construídas no âmbito governamental com base nos indicadores educacionais oficiais. Para o desenvolvimento da revisão recorreu-se aos descritores IDEB, avaliações externas, avaliação em larga escala e gerencialismo utilizados na busca realizada em dois catálogos de teses e dissertações e nos anais de dois eventos da área de educação.  Os resultados apontaram que as políticas educacionais pautadas na lógica gerencial são insuficientes para promover a qualidade da educação brasileira que tanto se propaga pelas concepções implementadas pelo Estado neoliberal.

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