Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Aline Oliveira Cunha, Luciana Sedano

Resumo


Este trabalho tem como propósito discutir a importância da utilização de Atividades Investigativas para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As pesquisas atuais do Ensino de Ciências apontam a utilização das Atividades Investigativas como uma estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem das crianças dos anos iniciais, ressaltando a sua eficácia, visto que, uma metodologia dinâmica e contextualizada, comprovadamente, aproxima o indivíduo da linguagem científica. Os resultados indicam que as AIs apresentam-se como uma estratégia didática eficaz no Ensino de Ciências nos anos iniciais, a cada ano as discussões agregam maior aprofundamento quanto ao alcance dessas atividades, extrapolando apenas a dimensão conceitual e abarcando as dimensões procedimentais e epistemológicas.


Texto Completo: PDF