ATIVIDADES CIRCENSES COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Jarbas Pereira Santos, Daniel Ewerton Mendes, Marilda Teixeira Mendes, Michela Abreu Francisco Alves
Resumo
Quando referimos ao corpo e às práticas corporais, estamos falando de uma linguagem muda, carregada de sons, imagens, palavras, cores, sensações, percepções, valores, conhecimentos, sentidos e significados. É como se fosse um tipo de linguagem que emana do corpo, em uma narrativa composta de movimentos, gestos, posturas e expressões não verbais que, articuladas e sequenciadas, configuram o que podemos chamar de linguagem corporal, intimamente vinculada ao corpo com suas possibilidades de comunicação imersas nas atividades circenses. O presente estudo é uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar e garimpar subsídios acerca da relevância e possibilidades da atividade circense como conteúdo das aulas de educação física escolar com ênfase na cultura corporal e educação para o lazer Com base nos levantamentos obtidos, concluímos que as atividades circenses inseridas no contexto escolar podem ser uma das ferramentas de trabalho dos profissionais em educação física na formação de alunos do ensino fundamental, promovendo o desenvolvimento de uma linguagem corporal, onde as posturas, gestos e expressões corporais se tornam um veículo de comunicação entre o aluno e o meio no qual está inserido. A atividade circense pode ser um conteúdo curricular legítimo e importante quanto aos conteúdos tradicionais que desfrutam de um valor social reconhecido na atualidade brasileira. A arte circense deve ser tratada pela educação física como um saber relativo à cultura corporal que pode ser trabalhado com nossos alunos, de maneira que possamos promover a compreensão, valorização e apropriação desta manifestação artística, por meio de uma abordagem que também possibilite a cada aluno, a descoberta de suas possibilidades físicas e expressivas através do movimento corporal.
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