Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AS POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A INSERÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA NO UNIVERSO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA

Andreia Cristina Freitas Barreto, Jaciara Sant` Anna de Oliveira Santos, Marileide Moutinho Pamponet Lima, Roziane Aguiar dos Santos

Resumo


A pesquisa sobre Ciências na Educação Infantil (EI) ainda é pouco realizada no Brasil, sendo assim, é necessário desenvolver trabalhos acadêmicos que venham oferecer conhecimento direcionado a esse campo disciplinar, pois representa as primeiras oportunidades de inserção das crianças ao universo das Ciências. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de apresentar

através da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), o desenvolvimento do conhecimento científico em crianças pequenas. Os sujeitos são alunos de 05 anos de idade, pertencentes a uma turma Pré II da EI de uma escola pública de uma cidade do interior da Bahia. Utilizamos uma sequência de ensino investigativa, intitulada “Solo”, desenvolvida pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física do (LaPEF) FEUSP. As atividades que dessa Sequência, foram adaptadas de Carvalho, et al. (2011). Estas Támbém se basearam nas atividades do trabalho de pesquisa de Moraes (2015). A aplicação foi estruturada em três momentos (Samarapungavan et al., 2008; Teixeira, 2009, apud Moraes 2015) Pré-investigação; Investigação e Pós-investigação.  Os resultados apontam que as atividades que compuseram a SEI contribuíram para a inserção dos alunos numa cultura científica, uma vez que foi possível verificar o envolvimento das crianças em processos de investigação científica: coletaram dados, manusearam tabelas e fizeram, a partir delas, gráficos de crescimento referentes aos três tipos de solos, registraram suas observações por meio de desenhos, acompanharam o ciclo das plantas, resolveram o problema proposto, apresentaram suas hipóteses e comunicaram entre si sobre os seus achados.


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