Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A INSERÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA NO UNIVERSO CIENTÍFICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA

Andreia Cristina Freitas Barreto, Jaciara Sant` Anna de Oliveira Santos, Marileide Moutinho Pamponet Lima, Roziane Aguiar dos Santos

Resumo


A pesquisa sobre Ciências na Educação Infantil (EI) ainda é pouco realizada no Brasil, sendo assim, é necessário desenvolver trabalhos acadêmicos que venham oferecer conhecimento direcionado a esse campo disciplinar, pois representa as primeiras oportunidades de inserção das crianças ao universo das Ciências. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de apresentar

através da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), o desenvolvimento do conhecimento científico em crianças pequenas. Os sujeitos são alunos de 05 anos de idade, pertencentes a uma turma Pré II da EI de uma escola pública de uma cidade do interior da Bahia. Utilizamos uma sequência de ensino investigativa, intitulada “Solo”, desenvolvida pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física do (LaPEF) FEUSP. As atividades que dessa Sequência, foram adaptadas de Carvalho, et al. (2011). Estas Támbém se basearam nas atividades do trabalho de pesquisa de Moraes (2015). A aplicação foi estruturada em três momentos (Samarapungavan et al., 2008; Teixeira, 2009, apud Moraes 2015) Pré-investigação; Investigação e Pós-investigação.  Os resultados apontam que as atividades que compuseram a SEI contribuíram para a inserção dos alunos numa cultura científica, uma vez que foi possível verificar o envolvimento das crianças em processos de investigação científica: coletaram dados, manusearam tabelas e fizeram, a partir delas, gráficos de crescimento referentes aos três tipos de solos, registraram suas observações por meio de desenhos, acompanharam o ciclo das plantas, resolveram o problema proposto, apresentaram suas hipóteses e comunicaram entre si sobre os seus achados.


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor