AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EJA: CONCEPÇÕES E PARADIGMAS
Resumo
Este trabalho discute sobre concepções de avaliação que norteiam o processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos- EJA, bem como o perfil dos sujeitos que participam desta modalidade de ensino, na Educação Básica. Reflete também acerca de paradigmas que direcionam ações pedagógicas no contexto da EJA. Neste sentido, dialogamos com os estudos de LUCKESI, 2005; VASCONCELLOS (2008); ESTEBAN, 2012; BARCELOS, 2014; ARROYO (2017); FREIRE (2018); CORTADA (2013); PAULA (2011), dentre outros, os quais nos permitiram construir aproximações com o debate sobre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, que por questões sociais e políticas tiveram seus direitos constitucionais a educação negligenciados, sofrendo assim processos de exclusão social. Nesta perspectiva, a EJA se apresenta como uma possibilidade de reparação e compromisso social, onde, se assumida numa perspectiva freiriana, exercerá uma função inclusiva, emancipadora e libertaria e acima de tudo humanizadora. Os estudos apontam a necessidade de compreendermos que a avaliação na EJA precisa assumir o caráter participativo e emancipatório, onde todos deverão ser responsáveis pelo processo avaliativo, considerando a diversidade dos sujeitos, suas vivências e concepções de mundo, assumindo assim, uma concepção política e social.
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