Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: PROGRAMANDO CONDIÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Lívia Maria Santos Chaves, Antônio Maurício Moreno, Cláudia Horrana Leite Alves, Felipe Santos Viana

Resumo


O presente trabalho relata um processo de intervenção na alfabetização de um estudante de terceiro ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de Vitória da Conquista, Bahia, realizada no período de setembro e outubro de 2017. O foco da intervenção foi voltado ao processo de criação de condições de ensino-aprendizagem de leitura. A intervenção se baseou em princípios da Análise do Comportamento, com as condições de ensino-aprendizagem sendo definidas e estabelecidas em cinco sessões. Foi feito um mapeamento inicial sobre as informações básicas e demandas iniciais do estudante por meio de entrevistas com a professora do mesmo, coordenadora da escola e com próprio indivíduo. O processo envolveu métodos de aprendizagem por instrução, organização de contingências de reforço, feedback, participação ativa do estudante, sequência planejada de passos e uso de materiais programados. Foram usados nesse processo de ensino, instrumentos como história em quadrinhos, jogos de soletrar com figuras e prêmios como consequência reforçadora da participação nas atividades. Com isso, considera-se que o estudante apresentou progresso de leitura em relação a soletração, pronúncia de sílabas e consoantes, e na formação de palavras. Ao final, delineiam-se informações adicionais sobre o indivíduo e dificuldades de preparação e realização da intervenção.


Texto Completo: PDF