Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DAS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA JOSÉ DE LIMA SILVEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Claudia dos Santos Sales, Marcileide Alves dos Santos, Klayton Santana Porto, Elizabete Campos de Souza Almeida

Resumo


O presente artigo traz um relato da análise do PPP (Projeto Político Pedagógico) e uma reflexão sobre a formação docente no Colégio Estadual Professora Maria José de Lima Silveira, situado na sede do Distrito de Maria Quitéria em São José às margens da BR 116 Norte em Feira de Santana Bahia. Esta oportunidade surgiu através do programa residência pedagógica pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciência da Natureza da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Este artigo tem como objetivo analisar o PPP do Colégio Maria José e refletir como a formação docente contribui com práticas pedagógicas que atendam a realidade dos alunos da escola do campo. A metodologia usada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, e pesquisa de análise documental do PPP da escola. Para coleta de dados, utilizamos observações, diálogos informais e relatos de vivência com alguns membros da comunidade escolar do Colégio Maria José e analise do PPP. A partir do diagnostico, observações e análises fez-se necessário refletirmos sobre qual a escola que queremos, quais cidadãos queremos formar e qual profissional queremos nos tornar.

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