Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PLANEJAMENTO: UM ALIADO IMPRESCINDÍVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE

Gleydson da Paixão Tavares

Resumo


O trabalho pedagógico requer uma organização e uma sistematização e, nesse sentido, o planejamento desempenha um papel fundamental na prática docente. O presente artigo tem como objetivo identificar o impacto do planejamento no trabalho docente na Educação Superior. O procedimento metodológico adotado foi à pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário semiestruturado, composto por 02 questões abertas e 08 fechadas. A amostra foi constituída por 32 professores bacharéis (02 por curso), de um universo de aproximadamente 389 professores, atuantes nos 16 cursos ofertados no ano de 2007, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. A escolha inicial dos colaboradores da pesquisa foi aleatória e, ao final, foi definida a partir dos questionários com as respostas próximas ao problema e aos objetivos do estudo. Os dados foram levantados quantitativamente, analisados e discutidos qualitativamente. Os resultados apontaram que apenas 35% dos professores pesquisados percebem a importância do desdobramento do planejamento em função das necessidades dos alunos. Revelaram também que somente 56% dos professores acreditam que seu planejamento atende ao que eles consideram importante para a formação dos alunos e que 100% dos entrevistados afirmaram, contrariando as suas respostas anteriores, que o ato de planejar influencia, consideravelmente, no desenvolvimento do trabalho docente. Este estudo demonstrou que a excelência do processo ensino-aprendizagem depende de uma maior clareza, por parte dos professores, do papel do planejamento e de um plano que atenda às necessidades dos alunos e que contribua para a sua formação enquanto profissional e cidadão.


Texto Completo: PDF