Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Roziane Aguiar dos Santos, Andreia Cristina Freitas Barreto, Islândia de Oliveira Menezes

Resumo


A aprendizagem requer que, além do conhecimento do princípio alfabético, o aluno também conheça as diferenças que há entre o sistema oral e o escrito. Um aspecto relevante é a importância da consciência fonológica para a alfabetização. Sendo fundamental que sejam trabalhadas as habilidades em consciência fonológica antes e durante o processo de alfabetização. Este trabalho é de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Tem como objetivo principal analisar a relação entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita em crianças em fase de alfabetização. Ainda, propõe-se a entender aspectos pertinentes à aquisição da leitura, por meio das atividades que serão analisadas do livro de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental, que possam contribuir para estimular a consciência fonológica. Após a análise do livro constatamos que, apesar de trabalhar com os diferentes gêneros textuais, na perspectiva de alfabetizar letrando,  foram  poucas as atividades  em que os alunos eram chamados a refletir sobre segmentos gráficos e orais das palavras, a observar as relações entre estes, a analisar rimas e aliterações de palavras semelhantes, a comparar palavras quanto ao tamanho (quantidade de sílabas e de letras) ou mesmo a explorar a diversidade de sons que um mesmo grafema assume em nossa notação escrita. Contudo, ensinar o sistema alfabético numa perspectiva construtivista é uma busca permanente. Estaremos sempre de algum modo, reinventando a alfabetização. Nunca teremos “uma” proposta única, um método perfeito e salvador.

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