Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AÇÕES DE GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO PONTES E APROXIMANDO CAMINHOS

Sandra Vaiteka, Ana Cristina Ghisleni

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa foi a análise das relações entre ações dos gestores na escola e o trabalho dos professores. O foco, a partir da análise, foi encontrar possibilidades para aproximar as ações da gestão da escola à atividade dos professores. A fundamentação teórica procurou mostrar o caminho da construção do conceito de Gestão Educacional - partindo desde a Administração Escolar – até a especificidade da Gestão Escolar, baseando-se para isso em Teixeira,  Gandin e Lima, Apple, Lück e em Sander. Análises da Ratio Studiorum e do Projeto Educativo Comum das Escolas da Rede Jesuíta de Educação também foram usados como referências documentais do trabalho por traduzirem os preceitos da educação jesuíta. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa e quantitativa realizada em uma escola da Rede Jesuíta de Educação. Realizamos entrevistas com diretores e questionários com professores. Para a análise, utilizamos Análise de Conteúdos associada, nas entrevistas, a Mapas Conceituais e, nos questionários, às afirmações avaliadas por Escala Likert. Concluímos que os professores querem ser ouvidos e considerados nas tomadas de decisão dos gestores e que esse é o ponto de maior convergência entre os grupos. O cotidiano e a gestão do tempo são desafios para o gestor, que deseja ter atividades mais estratégicas. A proposta de intervenção construída a partir desta pesquisa é a de uma formação de gestores que seja sistemática e não episódica, na qual esses profissionais possam conhecer aspectos formais da gestão, valorizando seus saberes profissionais, convertendo-os em conhecimento institucional.

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