AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ACESSO DE JOVENS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: UMA INCURSÃO PELO PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA DE VITÓRIA DA CONQUISTA NOS VINTE ANOS DOS GOVERNOS PETISTAS DE GUILHERME MENEZES DE ANDRADE E JOSÉ RAIMUNDO FONTES
Marilia do Amparo Alves Gomes, Ennia Débora Passos Braga Pires, Rita Lee Lopes Vieira de Jesus, Sandra Meira Santos
Resumo
Este artigo reflete um estudo acerca de uma ação afirmativa desenvolvida no campo educativo da cidade de Vitória da Conquista – BA. Trata-se de uma incursão do Pré-vestibular Quilombola durante os anos dos governos petistas de Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes. Mesmo admitindo a insuficiência das políticas públicas destinadas a grupos historicamente excluídos, reconhecemos que é a partir da criação delas que se dá a ampliação de direitos. O trabalho faz uma análise do ensino superior baiano, onde existem cotas para quilombolas e indígenas muitas vezes não preenchidas, ressaltando os motivos, ou seja, a ausência de políticas públicas formadoras e de permanência para esse jovem quilombola egresso do ensino médio. Para tanto, utilizamos como base para este trabalho um breve relatório do Pré-vestibular Quilombola do município citado. Além deste material, recorremos a registro de outros documentos e de autores da área. Ao longo da análise debatemos o conceito de ação afirmativa, em seguida apresentamos um debate sobre a presença negra no ensino superior e por fim, o Pré-vestibular Quilombola como uma política pública municipal. Reflexões são feitas no decorrer do escrito na tentativa de compreender como um emaranhado de fatores constitui o desencadear desta política na sociedade conquistense. Em linhas gerais, acreditamos na necessidade de pesquisadores que se debrucem sobre a análise das políticas públicas existentes, somente assim pode-se conhecer o seu ciclo e o papel das intervenções políticas no processo de definhamento e morte dessas políticas.
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